CERVEJA, ROCK, CERVEJA, CINEMA, CERVEJA, LIVROS, CERVEJA, VIAGENS E TUDO MAIS QUE POSSA INTERESSAR, DESDE QUE SEJA CERVEJA!

domingo, fevereiro 07, 2010

DEGUSTAÇÃO Nº1

É com imensa satisfação que comunico que, no dia 06 de fevereiro de 2010, durante quente noite de sábado, nós confrades do Klandestinus separamos os homens dos meninos e realizamos nossa primeira e gloriosa degustação de cervejas. Apesar do desfalque de um importante confrade, o qual, cabe ressaltar, esteve todo o tempo presente em nossas lembranças, pudemos nos congraçar perante o espírito de oito respeitáveis brejas, que nos proporcionaram prazerosos, educativos e surpreendentes momentos.

Há muito tempo que tal evento vinha sendo preterido e substituído, ou por experimentações isoladas de uma ou outra cerveja, ou por comemorações regadas a cervejas de menor vulto, visto que alguns de nossos botecos do coração ainda não vislumbraram possibilidades mais requintadas de cardápio. Mesmo assim, pela quantidade de estudo, de informações, e de latas e garrafas violadas, já sentíamos a necessidade premente de galgar um degrau mais alto quanto ao assunto.

Sem mais delongas, vai aqui a lista das cervejas que degustamos, na seqüência em que foram servidas. Disponibilizei , no final do post, uma planilha com dados detalhados de cada rótulo (a mesma que usamos na degustação):




1 - HOFBRÄU ORIGINAL
PAÍS - Alemanha
ESTILO - Munich Helle

2 - HACKER-PSCHORR ANNO 1417
PAÍS - Alemanha
ESTILO - Keller Beer

3 - VOLL-DAMM
PAÍS - Espanha
ESTILO - Marzenbier

4 - FULLER'S IPA
PAÍS - Inglaterra
ESTILO - India Pale Ale


5 - TILBURG'S
DUTCH BROWN ALE
PAÍS - Holanda
ESTILO - Brown Ale

6 - BACKER MEDIEVAL
PAÍS - Brasil
ESTILO - Belgian Blond Ale

7 - WÄLS TRIPEL
PAÍS - Brasil
ESTILO - Belgian Tripel

8 - COOPERS EXTRA BEST STOUT
PAÍS - Austrália
ESTILO - Foreign Extra Stout




É isso aí. Esperamos poder repetir em breve com o time completo.

Só alegria!

Prost!!!

planilha de degustação

7 comentários:

André LuFeMa disse...

Toda vez que degusto um pão líquido de boa qualidade me contecto a esses confrades. Espero com veemência o momento de me separar dos meninos. Prost!

LARISSA FERNANDES disse...

Vale ressaltar que a separação não foi apenas "homens dos meninos". As meninas ficaram "isoladas" por falta de convite à cerimônia! Deixo em nome de todas aqui o protesto! Prost! (seja lá o que isso significa...rs)

NáJung disse...

Na apresentação das cevas, a TILBURG'S DUTCH BROWN ALE me chamou atenção. Como se fosse os vinhos eu faria umas comparações ... Mas eu não degustei as benditas especiarias da Terra mas que deu ''ceva na boca'',deu!
Mas mandou bem na planilha ...

Porém detalhes do tipo ''elaboração'', quem idealizou, o que passou no seu processo como o vinho mesmo, que por tal razão tem notas ''x'',''y'', qto de alcool assim falando -se em euqilibrio ... esse diferencial enche a boca!!
Sempre dá um final longo e agradável.
E local onde encontrar*

ps: Gostei muito desse blog!

LEANDRO MONTEIRO disse...

Já temos pelo menos duas listas para degustação já elaboradas para os próximos dias. Colocaremos mais informações nas próximas planilhas e faremos um post com os locais onde encontrar as cervas da primeira degustação.
Muito obrigado pelas sugestões e elogios!!

NáJung disse...

Imagine, gosto do assunto!Acho , na minha humilde opinião que as pessoas deviam lidar atenciosamente com os detalhes de que vai a boca.
Posso dar mais uma enxerida? sobre a escolha do copo correto também é muito importante para uma correta degustação de cervejas,claro, tu deves saber... A cerveja do tipo Pilsen deve ser degustada em copos cônicos(fechados embaixo e abertos em cima.) Com isso, essa cerveja mantém todo o CO2 até o final. Para cervejas mais encorpadas e complexas como as Ales, o copo pode ter as paredes retas ou ser em forma de uma taça de conhaque. Para cervejas de trigo, muito aromáticas e bem carbonatadas, o copo deve ter um bojo na parte superior para armazenar melhor a espuma.
Valeu!!

Lucia disse...

é verdade ... As pessoas têm pouco hábito de degustar o que estão comendo e bebendo, e de verbalizar o que estão provando. A sensibilidade vem de exercício!!

rosaulo disse...

Estou de acordo com a Larissa, nestas reuniões parece que as meninas não tem vez.(Prost é uma saudação tipo SAUDE!!!)
Mas pode deixar tem uma rota da cerveja programada em Blumenau que não vou perder, quero ver alguem me deixar de fora. Beijos e
PROST!