CERVEJA, ROCK, CERVEJA, CINEMA, CERVEJA, LIVROS, CERVEJA, VIAGENS E TUDO MAIS QUE POSSA INTERESSAR, DESDE QUE SEJA CERVEJA!

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

CERVEJAS EXTREMAS

Faz uns quatro anos parei num bar com meu irmão para tomarmos cerveja. Pedimos o cardápio e vimos que o bar, não contente por vender só chopp, vendia o chopp de uma micro cervejaria que agente nunca tinha visto e que já não me lembro o nome (depois mudaram para Eisenbahn). Serviam de três tipos: claro, escuro e de trigo. “Olha só! Já tomou chopp de trigo?”. Foi a primeira vez que o cabaço aqui tomou cerveja de trigo. E confesso que não vi graça nenhuma, devo ter feito a mesma cara que minha mãe fez quando escutou Eric Clapton pela primeira vez.

Talvez eu não consiga descrever direito o caminho que percorremos, eu e meus amigos, até uma realidade em que não conseguimos beber qualquer cerveja mais barata que uma Heineken sem torcer o nariz, mas posso dizer que foi um dos mais prazerosos processos pelo qual alguém pode passar. E dito isso, digo também que não tenho o objetivo de ensinar ninguém, cada um que garimpe o seu ouro, mas fico feliz se as dicas aqui passadas se tornem úteis para alguém.

Então, só para começar, vão aqui duas curiosidades do mundo cervejeiro. Duas cervejas extremas. Uma é a mais forte do mundo, tipo uma Malt Liquor, com o maior teor alcoólico já registrado. A outra é a cerveja mais amarga do mundo, considerando a quantidade e a variedade de lúpulo presente na fabricação. Uma é rainha do malte, e a outra é a rainha do lúpulo, por assim dizer. Ambas, infelizmente, pelo menos para mim, inacessíveis. Por enquanto.


Founders Devil Dancer Triple IPA

O IBU (International Bitterness Unit) é uma unidade que mede o amargor das bebidas alcoólicas, bastante utilizado na indústria cervejeira. Para se ter uma ideia, o IBU da Brhama do boteco tem entre 8 e 15 IBU, e a Czechvar tcheca tem entre 35 e 45. Essa aqui é fabricada pela Founders Brewing Company em Michigas, EUA e tem IBU 200. Olha a descrição do fabricante:

“A mais complexa, mais inovadora, mais temida e ainda assim a mais reverenciada ale produzida. Maciça na complexidade, o enorme caráter de malte equilibra o insano montante de lúpulo usado para criar este monstro. O maior IBU documentado por qualquer cervejaria, mais do que você acreditaria, e lupulada durante vinte e seis dias ininterruptos com uma combinação de 10 variedades de lúpulo. Perigosamente bebível e deliciosamente má. Desafiamos você a dançar com o Diabo.”



Schorschbrau Schorschbock 40%

A cerveja com maior teor alccólico feita até hoje, principalmente pela quantidade de malte que, como sabem, é o ingrediente responsável pelo álcool através da transformação do amido durante a fermentação. Feita na Alemanha pela Kleinbrauerei Schorschbrau, possui 40% de teor alcoolico. Aí embaixo tem a propaganda e a descrição do fabricante.

“A historic month with a further, barely imaginable beer record!
We at Schorschbräu don’t accept upward boundaries. Therefore we have now set a new beer record with an astonishing 40% ABV.”

Disponível em garrafas de cerâmica de 330 ml, pessoalmente assinadas e numeradas pelo Mestre-cervejeiro em pessoa. Cada garrafa é selada manualmente com cera e vem em embalagens de madeira com janela transparente em um dos lados.”



3 comentários:

NáJung disse...

RSrsrs...Cerveja ''embalada'' artesanalmente ? Exclusividade!

Gostei do comentário:
...''Perigosamente bebível e deliciosamente má. Desafiamos você a dançar com o Diabo.”

Anônimo disse...

O vocábulo "cabaço" remete aos tempos de pobreza de espírito enquanto adormecidos pelo manto fabiano. Não que vestir tal manto seja pobreza de espírito, e sim vesti-lo sem acordar para as ilusões que o rodeia; acordando, cada um decide o que fazer com essas ilusões. Mas, voltando ao assunto, talvez não tenha degustado uma cerveja de trigo por falta de oportunidade ou por um desses clichês de alguns bebuns de achar que não tem diferença nenhuma entre elas. E realmente é pouca, mas é sutil e agradabilíssima. Vale o preço, literalmente.

rosaulo disse...

Tambem achei o termo muito chulo
não coube ao texto.
Acara da tua mãe a primeira vez que ouviu Eric Clepton não tem nada a ver com a tua que provavelmente foi horrivel, já que na época que ouvi Eric Clepton pela primeira vez tu só tomava refri.
A cerveja artesanal é muito cara se eu comprar provavelmente vou usar por um bom tempo como enfeite na prateleira.